...

Mais do que nunca, a contratação de um síndico profissional tem sido considerada uma opção para condomínios que não dispõem de voluntários com tempo, preparo e vocação para o cargo.

Em época de férias o que não falta é gente querendo usar a piscina, essa se transforma na área mais concorrida do condomínio. Porém, uma coisa comum nos clubes acaba gerando dúvida para muitas pessoas: o condomínio é obrigado a exigir daqueles que irão utilizar a piscina, atestado médico?

Uma dúvida muito comum entre condôminos é sobre quem pode ser síndico. A lei não estabelece nenhuma restrição. Assim, se a Convenção também não apresentar restrição, qualquer um, inclusive terceiro que não seja condômino, pode ser eleito síndico. Entretanto, caso a Convenção apresente alguma restrição, como limitar o exercício do cargo aos...

O síndico, na condição de gestor do condomínio, uma das atribuições que o código civil lhe dá é a de cobrar as cotas condominiais, e é muito comum vermos a prática de concessão de descontos para que inadimplentes quitem suas taxas em aberto.

A portaria e os espaços comuns do condomínio já foram um terreno fértil para falar da vida alheia. Os locais onde moradores e funcionários observavam o entra-e-sai, quem entra, quem sai (e com quem), foram substituídos pelo ambiente virtual. Hoje, as redes sociais, especialmente o WhatsApp, oferecem terreno ainda mais fértil para essa prática tão...

O escritor inglês G.H. Chesterton disse que "fazemos nossos amigos, fazemos nossos inimigos, mas Deus faz nossos vizinhos", provavelmente em um momento de exasperação que, no caso de artista, finda virando coisa boa.

Em decisão unânime, a 4ª turma do STJ proveu recurso para fixar a ilicitude da prática de privar o condômino inadimplente do uso de áreas comuns de lazer. Para falar sobre o assunto, o Dr. Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário e questões condominiais, concedeu uma entrevista para o Jornal da Cultura (Primeira Edição) falando sobre a...

É comum o uso de procurações em assembleia, seja para atingir quóruns longínquos como 2/3 dos votos dos condôminos, ou até mesmo para que o procurador possa se municiar de maior poder de representação.

Falar em inadimplência é levantar inúmeras discussões interessantes, pois a obrigação de pagar o condomínio é um dos deveres primários de qualquer condômino, sendo que o descumprimento deste encargo é um dos principais problemas registrados no quotidiano dos condomínios. Não é por acaso que volta e meia nos deparamos com uma nova estratégia dos...

Ocorrências no condomínio como o descumprimento frequente do regulamento interno, agressões verbais ou físicas contra os vizinhos, uso de drogas, recusas de pagamento de dívidas, depredação de áreas comuns e do patrimônio são transtornos provocados deliberadamente por um determinado perfil de condômino e que fazem muitos síndicos até desistirem de...

Viver em sociedade nem sempre é tarefa fácil: muitas vezes nos deparamos com pessoas desrespeitando limites e até mesmo o direito legal do próximo. Agora, imagine a frequência desses problemas no compartilhamento de áreas comuns onde se mora.

Mesmo em espaços aparentemente sem nenhum tipo de perigo, acidentes acontecem. Nesses casos, até onde vai a responsabilidade do condomínio? Assim sendo, um síndico deve se resguardar e ter uma solução adequada para essas horas incertas, bem como tomar medidas preventivas a fim de evitar ter que pagar indenizações.

Como saber se o som do vizinho está alto demais? Como saber se aquele churrasco de fim de semana está perturbando a tranquilidade dos condôminos? Como impor os limites adequados para evitar o mal-estar causado pelo barulho? Enfim, como aplicar devidamente a Lei do Silêncio em condomínios?

O síndico sabe bem o quanto conflitos que envolvem crianças são difíceis de lidar. E é fácil entender. Quando o assunto envolve filhos, uma parte dos pais costuma ser movida por uma carga emocional desproporcional.

Assunto recorrente em condomínios, principalmente de maior porte, o consumo de maconha em apartamentos e casas gera dúvidas em moradores e síndicos principalmente sobre quais medidas adotar.

Vídeos em Destaque

Fui eleito síndico, e agora? e a Primeira Aula de Curso de Formação de Síndico Profissional

Seja o primeiro a ler o que há de novo!