...

São muitos os benefícios de morar em um apartamento, como segurança e praticidade. E para ter toda essa comodidade, ele conta com alguns gastos a mais, como o pagamento da taxa de condomínio.

O novo código civil, em seu artigo 1356, tornou opcional a eleição de conselho consultivo ou fiscal em condomínios.

Com a flexibilização do uso das áreas comuns e o fato de muitas crianças estarem em férias até o começo de fevereiro, uma série de questões acabam vindo à tona, sendo que uma das principais e que sempre é motivo de discórdia nos condomínios, é a do barulho.

A convivência em condomínio, seja residencial, comercial ou misto, é organizada segundo a sua convenção. A convenção é nada mais do que o documento no qual é disciplinado o rateio das contribuições a serem pagas pelos moradores e como será administrado o condomínio. É na convenção também que se determina o que poderá ser decidido pelas assembleias...

Surge-nos a seguinte questão: se o condômino está inadimplente, mas o condomínio tem contrato com uma garantidora, em tese o condomínio estaria em dia em seus recebimentos de quotas e, portanto, o condômino poderia votar, já que não haveria inadimplência perante o condomínio. Correto?

Convocar uma assembleia corretamente é o primeiro passo - e talvez o mais primordial - para que a mesma transcorra sem problemas.

Desde que aprovado pelos condôminos em assembleia, é permitido ao condomínio utilizar cartão de crédito, porém, é necessário tomar alguns cuidados antes de optar por essa aquisição.

Uma das questões que mais suscita dúvida entre os moradores e mesmo entre administradores, síndicos profissionais e advogados, é a correta aplicação do quórum para destituição do síndico em assembleia especificamente convocada para tal fim.

O escopo do trabalho do síndico é vasto. Um mar de responsabilidades. Das obrigações fiscais aos problemas de relacionamento entre os moradores, tudo passa pelo exercício do mandato do cargo.

Conheço muitos síndicos que já receberam solicitações de vagas especiais ou preferenciais com os mais variados "problemas". Já apareceu o morador com tendinite, o que tem problema de visão, o médico que precisa sair de madrugada para atender emergência e até o excêntrico que não queria estacionar seu veículo ao lado de outros, pois o dele era 0 km....

Ter sucesso em uma função tão complexa é um grande desafio. O síndico está sempre no meio do fogo cruzado e sempre tem seu trabalho avaliado e questionado. Nós, temos consciência da provação que é gerir um condomínio; por isso, elaboramos 9 pontos de atenção que devem estar na lista de prioridade de todo síndico para uma gestão condominial bem...

Como é de conhecimento geral, o pró-labore atribuído aos síndicos tem como objetivo custear as despesas do exercício do cargo do síndico, tais como: deslocamentos para compras, custos com telefone, gasolina dentre outras despesas inerentes ao cargo.

Já faz bastante tempo que a imagem mais comum do síndico era a daquele senhorzinho aposentado, que passava as tardes no condomínio, conhecia os moradores pelo nome e que até podia se sentir um pouco "dono" do lugar.

Manutenção é um tema primordial em condomínio. Sabe-se que para cada real investido em manutenção preventiva, mais de dois reais são economizados. Ou seja: é sempre um bom negócio prevenir.

O mercado imobiliário mudou e alterou significativamente o perfil de moradia do brasileiro. Cada vez mais as casas vão dando espaço aos apartamentos e uma das mudanças mais significativas é a divisão das despesas de água, luz e manutenção das áreas comuns de um condomínio.

Os animais de estimação ganham cada vez mais espaço nos lares das famílias contemporâneas. E quando os animais em condomínio passam a ser motivo de brigas entre vizinhos?

Vídeos em Destaque

Fui eleito síndico, e agora? e a Primeira Aula de Curso de Formação de Síndico Profissional

Seja o primeiro a ler o que há de novo!